Suícida que que fez uso de explosivos anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Pouco antes das explosões, ele publicou mensagens desafiando a Polícia Federal: “Vamos jogar???
Francisco Wanderley Luiz, conhecido como “Tio França”, usou o próprio WhatsApp e Facebook para anunciar um plano de atentado, se despedir e expressar críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e à Polícia Federal (PF). Identificado como responsável pelas explosões ocorridas na Praça dos Três Poderes na quarta-feira (13), Luiz morreu no local.
Pouco antes das explosões, ele publicou mensagens desafiando a Polícia Federal: “Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS CEBOSOS nojentos”. Em outra mensagem, Luiz, que foi candidato a vereador pelo PL em Rio do Sul (SC) em 2020 sem sucesso, alertava: “Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc. Início 17h48 horas do dia 13/11/2024… O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!!!”
Na noite de quarta-feira, o perfil de Luiz no Facebook foi removido pela plataforma. A Meta, empresa controladora do Facebook, afirmou que não permite a presença de indivíduos que promovam ou participem de atos violentos.
Francisco vinha deixando indícios nas redes sociais de sua intenção de agir. Em uma publicação recente, escreveu: “Pai, Tio França não é terrorista, né? (...) Ele apenas soltou uns foguetinhos para comemorar o dia 13. Tem cheiro de carniça, igual cachorro quando morre”.
Outra mensagem reforçava sua determinação: “Distrito Federal Brasília 13 novembro 2024. Eu, Francisco Wanderley Luiz mais conhecido como Tio França (ETE x PNEU) ‘Miguel’ sugiro uma data especial para iniciar uma revolução. Após este grande acontecimento, poderão comemorar a verdadeira proclamação da república!!! ‘Em espírito estarei na linha de frente com minha espada erguida’ DEUS NOS ABENÇOE”.
Em outra publicação, Luiz pedia que Lula e Bolsonaro abandonassem a vida pública em nome da unidade do país: “Bolsonaro e Lula, se vocês amam o Brasil, afastem-se da vida pública. Chega de polarização! Este é o momento de vocês provarem quem vocês são. O povo é um só”.
Além disso, Francisco visitou o STF em 24 de agosto deste ano, registrando o momento com uma foto em que escreveu: “Deixaram a raposa entrar no galinheiro (chiqueiro) ou não sabem o tamanho das presas ou é burrice mesmo. Provérbios 16:18 (a soberba precede a queda)”. Ele também declarou seu desagrado pelo número 13, associado ao PT, dizendo que “tem cheiro de carniça igual cachorro quando morre”.
COMENTÁRIOS