Bolas misteriosas em praias da Austrália eram mini 'fatbergs' com fezes humanas e metanfetaminas
Os fatbergs são acúmulos sólidos que ocorrem em redes de esgoto quando resíduos inadequados são descartados nas tubulações.
Em outubro, misteriosas bolas apareceram em praias de Sydney, na Austrália, e foram identificadas como mini fatbergs – blocos formados por resíduos sólidos como gordura, fezes, cabelo e até traços de metanfetaminas. Testes laboratoriais realizados pelo Departamento de Mudanças Climáticas e cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul indicaram que as esferas continham milhares de substâncias diferentes, o que sugere uma origem em estações de tratamento de esgoto.
Os fatbergs são acúmulos sólidos que ocorrem em redes de esgoto quando resíduos inadequados são descartados nas tubulações. O óleo de cozinha, ao ser despejado na pia, reage com outros detritos na canalização, formando uma massa endurecida. Com o surgimento dos resíduos, diversas praias, incluindo a famosa Bondi Beach, foram interditadas, e autoridades pediram que moradores evitassem contato direto com as esferas.
Casos semelhantes já foram registrados. Em 2019, uma massa de gordura de 64 metros entupiu a rede de esgoto de Sidmouth, na Inglaterra, e em 2017, um bloco de 250 metros e 130 toneladas foi encontrado em Londres, com partes expostas no Museu de Londres.
COMENTÁRIOS