Lula precisa cortar gastos e mira nos beneficios sociais do INSS
A revisão minuciosa foi proposta após as tentativas de aumentar a arrecadação enfrentarem críticas do Congresso e da sociedade.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que o governo realize auditorias regulares nos pagamentos de benefícios sociais para identificar possíveis recepções indevidas. Essa é uma das medidas planejadas para conter gastos e buscar o equilíbrio nas contas públicas de 2024 e 2025.
A revisão minuciosa foi proposta após as tentativas de aumentar a arrecadação enfrentarem críticas do Congresso e da sociedade. A equipe econômica está conduzindo uma reavaliação dos auxílios do INSS e do Bolsa Família, com a meta de economizar aproximadamente R$ 25,9 bilhões no próximo ano.
"De tempos em tempos, precisamos realizar uma operação pente-fino para verificar se pessoas que perderam o direito ao benefício continuam recebendo [...] O ideal é que, em algum momento, a pessoa esteja ganhando mais do que o valor que projetamos como linha de corte para o recebimento do benefício", declarou o presidente em entrevista à rádio Difusora de Goiânia na última semana.
COMENTÁRIOS