Seja bem-vindo
São Paulo,22/02/2025

  • A +
  • A -

Sky Moura

Crise climática traz guitarrista do Radiohead ao Brasil

Ed O’Brien é a estrela do SIM São Paulo, grande encontro da música e da economia criativa, deste ano .


Crise climática traz guitarrista do Radiohead ao Brasil

 A programação do SIM São Paulo, grande evento nacional de música e cultura, acontece na capital paulista de 17 a 21 de fevereiro. Nesta 11ª edição, sustentabilidade e emergência climática é um dos principais pilares das discussões. Para dar destaque ao novo alinhamento, o evento conta com a presença do guitarrista Ed O’Brien, do Radiohead.  


“Sem clima, sem show” é o nome do painel que o artista apresenta na quarta-feira, 19. O músico vai falar sobre a importância do enfrentamento das mudanças climáticas. O’Brien conhece bem o Brasil. Viveu em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, com a família, em 2011. Ele escolheu a cidadezinha de 10 mil habitantes para aguardar o fim do mundo, previsto para acontecer em 21 de dezembro de 2012. Como as previsões falharam, ele voltou para a Inglaterra, onde mora atualmente. 

Sustentabilidade e emergência climática é um tema mundial, que atualmente encontra eco nos mais diversos setores da economia. O assunto deixou de ser uma agenda exclusiva de reuniões ambientalistas e se transformou em uma preocupação que coloca em cheque projeções e análise de riscos. 

“O’Brien vai estar na mesma mesa que Francisco da Silva Piyãko, líder indígena da etnia Ashaninka, que fica no Acre, e de Luciana Gatti, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ”diz Coy Freitas, diretor de conteúdo e programação do SIM. 

Na terça-feira, 18, será a vez dos integrantes do Mapa dos Festivais, responsável pelo painel “Não existe verde para quem está de vermelho: até onde é possível diminuir o impacto ambiental dos festivais de música? ”. Os panelistas irão dar dicas de como montar um evento sustentável, promovendo, entre outras coisas, uma estrutura sustentável, que vai do copo biodegradável aos banheiros ecológicos. 

“Hoje, os empresários precisam estar prontos para lidar com surpresas climáticas como o calor de 60 graus do show de Taylor Swift”, explica Coy. Em novembro de 2023, quando a cantora se apresentou no Rio de Janeiro, houve uma onda de calor extremo, com máxima registrada de 40°C e sensação térmica de 60°C. Uma jovem de 23 anos, que estava no Estádio Nilton Santos, para o show, teve uma parada cardiorrespiratória, por exaustão térmica, e morreu subitamente. 

O SIM reúne as principais lideranças do mercado brasileiro de comunicação, networking, publicidade e pesquisa para discutir o papel da música. Ao todo são 70 painéis, além de shows e festas.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.