Lorena Fontinele

Cirurgias perigosas
Cirurgias simultaneas

Viviane Lira Monte faleceu após complicações decorrentes de seis cirurgias plásticas realizadas simultaneamente, na cidade de Sobral, no interior do Ceará. A empresária, de 24 anos, passou por procedimentos na barriga, braços, seios, costas e glúteos. Seu falecimento ocorreu na quinta-feira, 26 de setembro, e a família solicita uma investigação, suspeitando de negligência médica.
A jovem ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por mais de 20 dias após as cirurgias. Segundo os familiares, ela consultou vários médicos, mas todos recusaram a realizar os seis procedimentos de uma só vez, exceto um profissional, que aceitou. Os procedimentos realizados foram: Mamoplastia Redutora, Lipoaspiração no abdômen, braços, costas e pescoço, além de Lipoenxertia glútea.
As cirurgias ocorreram no sábado, 31 de agosto, e Viviane foi liberada no domingo, 1º de setembro, por um médico plantonista. Os familiares afirmam que, nesse mesmo dia, ela começou a sentir dores no estômago. Na segunda-feira (2 de setembro), Viviane passou mal e não conseguia urinar. A família contatou o médico responsável, que, estando em viagem, recomendou que ela fosse levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Viviane ainda desmaiou e apresentou falta de ar. Seu quadro piorou após a internação, sendo transferida para a UTI, onde sofreu uma parada cardíaca, mas foi reanimada. Porém, dias depois, os médicos informaram à família que seu estado era grave. Mesmo recebendo transfusões de sangue, ela contraiu infecções por bactérias e fungos, e as cirurgias nos seios e braços apresentaram complicações. Viviane faleceu no dia 26 de setembro, e o caso está sendo investigado pela Delegacia Municipal de Sobral.
Credito: Lorena Fontineli - 30/09/24
Repórter Correspondente/ Centro Oeste
COMENTÁRIOS