Anna Julia
“Slow Horses” chega à quarta temporada como a melhor série de espionagem
Quando o assunto é espionagem, o nome James Bond surge imediatamente. Com seu charme britânico característico, o personagem se tornou sinônimo de agente secreto no mundo da ficção. Ele foi repetidamente imitado, copiado e parodiado em diversas produções audiovisuais, o que levou a um certo desgaste da imagem clássica do espião de smoking no entretenimento. E é exatamente esse cansaço da fórmula de Ian Fleming que torna Gary Oldman tão eficaz em interpretar um personagem completamente diferente em Slow Horses, série britânica do Apple TV+.
Oldman interpreta Jackson Lamb, chefe da Slough House, uma espécie de limbo para os agentes do MI5 (serviço secreto britânico) que cometeram grandes erros ao longo da carreira. Lamb é um homem desleixado, frequentemente bêbado e mal-humorado, que maltrata todos ao seu redor. No entanto, ele é um espião brilhante, capaz de se mover entre a alta cúpula do serviço secreto e seus “cavalos lentos” — o apelido dado aos agentes sob sua supervisão.
A equipe de Lamb é usada pelo governo principalmente para tarefas burocráticas, como revisar e organizar pilhas de documentos. Um desses agentes é River Cartwright, um jovem ambicioso que é neto de uma espécie de James Bond no universo de Slow Horses. Com ele, a trama se expande além dos escritórios, envolvendo o público na luta do MI5 contra terroristas, ex-agentes soviéticos e corrupção generalizada.
Nas três primeiras temporadas, lançadas entre 2022 e 2023, a relação entre Lamb e Cartwright evolui. Inicialmente, o chefe despreza o jovem, vendo-o apenas como mais um problema a ser resolvido, já que ele tenta se redimir e escapar da Slough House. Com o tempo, no entanto, eles encontram um equilíbrio e passam a colaborar quando a situação exige. A diferença no estilo de investigação entre os dois é um dos fatores que mantém Slow Horses dinâmico e interessante.
Um avô em apuros
Como toda boa série de espionagem, Slow Horses mantém o suspense em alta. Na primeira temporada, os personagens estão em uma corrida contra o tempo para localizar uma casa onde terroristas mantêm reféns. Na segunda, a trama envolve a perseguição de um comunista que está eliminando espiões veteranos. Já na terceira, Cartwright precisa escapar das garras do próprio MI5, que o acusa de traição.
Na temporada atual, disponível no Apple TV+ (com seis episódios lançados semanalmente até 9 de outubro), o drama familiar de Cartwright entra em cena. Seu avô David (interpretado de forma magistral por Jonathan Pryce) começa a apresentar sinais de demência e se torna cada vez mais paranoico, culminando em um incidente em que ele atira em um homem, levando Cartwright a escondê-lo para protegê-lo. Enquanto isso, os outros “cavalos lentos” investigam um atentado a bomba em um shopping de Londres, trazendo uma trama mais convencional. O drama familiar de Cartwright dá mais profundidade à série, sem perder a qualidade que já conquistou os fãs ao longo dos últimos dois anos.
Mesmo com a adição de atores de peso como Jonathan Pryce e Hugo Weaving, o grande destaque continua sendo Gary Oldman. Não à toa, ele foi indicado ao Emmy de Melhor Ator em Série Dramática deste ano — embora tenha perdido para Hiroyuki Sanada, reconhecido por seu trabalho em Xógum – A Gloriosa Saga do Japão.
Slow Horses pode não estar no serviço de streaming mais popular, mas é uma das melhores séries de suspense da atualidade. O crítico Stuart Heritage, do The Guardian, fez uma observação bem-humorada sobre isso em um de seus textos sobre a quarta temporada: "Vi um tweet recentemente que dizia que, se tivesse sido transmitido pela BBC em vez da Apple, Slow Horses seria um sucesso do tamanho de Line of Duty [série da BBC disponível na Netflix]. Agora que assisti, não posso discordar. Slow Horses é uma das melhores coisas que vi em muito tempo. Não espere tanto quanto eu para descobrir por si mesmo."
Slow Horses
2024
Seis episódios
Indicado para maiores de 14 anos
Disponível no Apple TV
COMENTÁRIOS