Lorena Fontinele

A Anvisa emitiu alerta
Medicamentos mencionados

A Anvisa(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu nesta segunda-feira, 16, umalerta sobre o aumento do risco de pneumonia e aspiração em pacientes queutilizam medicamentos para o tratamento de diabetes e obesidade, como Ozempic eMounjaro, quando submetidos à anestesia ou sedação profunda. O aviso mencionanove medicamentos da classe dos agonistas GLP-1 e recomenda que os médicosperguntem aos pacientes sobre o uso desses fármacos antes de qualquerprocedimento que envolva sedação.
Vale destacarque medicamentos como o Ozempic têm sido amplamente utilizados para outrosfins, como a perda de peso. O uso declarado por celebridades com objetivosestéticos impulsiona sua popularidade, resultando em uma administração semorientação médica, o que aumenta os riscos de efeitos colaterais. Arecomendação da Anvisa reforça a importância da cautela no uso dessesmedicamentos.
Entre osmedicamentos mencionados no alerta estão Ozempic, Rybelsus, Wegovy, Saxenda,Victoza, Xultophy, Soliqua, Mounjaro e Trulicity. De acordo com a Anvisa, essesfármacos retardam o esvaziamento do estômago, elevando o risco de aspiração dealimentos e líquidos durante a sedação, o que pode levar à pneumonia.
A agênciasolicitou que os fabricantes incluam essa advertência nas bulas dosmedicamentos e orientou os médicos a verificarem se o paciente está em jejumantes de iniciar a sedação. É importante lembrar que esses medicamentos sãoaprovados para o tratamento de diabetes tipo 2.
Embora estudosinternacionais ainda não tenham comprovado uma relação direta entre o uso dosagonistas GLP-1 e o risco de aspiração, as evidências sobre seus efeitos noorganismo justificam o alerta preventivo da Anvisa sobre essa possívelcomplicação.
Credito: Lorena Fontineli - 18/09/24
RepórterCorrespondente/ Centro Oeste
COMENTÁRIOS