Seja bem-vindo
São Paulo,20/09/2024

  • A +
  • A -

Carlos Valentim

Idosos devem atualizar seus dados "Pente-Fino"

INSS iniciou convocação agosto de 2024.

Popular
Idosos devem atualizar seus dados Previdêcia Social


Em 2024, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), deuinicio a um processo de convocação para que pessoas acima de 60 anos atualizemseus dados cadastrais junto ao órgão previdenciário.

Essa ação busca assegurar a correta manutenção dosbenefícios pagos, como o Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e Auxilio Doença.Popularmente conhecido como “pente-fino”.

A atualização dos dados do benefiario apresenta-se comocondição fundamental para garantir que os recursos do INSS sejam direcionadosde maneira adequada e correta. Inúmeros idosos dependem desses rendimentos paraa subsistência, e a revisão regular contribui para que os pagamentos sejamfeitos de forma correta, prevenindo assim a destinação indevida de recursos.

A atualização dos dados no INSS é de fundamental importânciapara manter a integridade dos benefícios sociais. Além de o órgão fiscalizar eevitar fraudes e garantir que os auxílios cheguem a quem realmente necessite.

Falhas na atualização podem levar à suspensão dos pagamentosaté a regularização das informações solicitadas.

O inicio do “pente-fino”, começou em agosto, primeiramentefocado em dois benefícios importantes: Auxílio-doença e o Beneficio dePrestação Continuada (BPC).

Outras categorias de benefícios serão revisadas em datasposteriores como: Aposentadorias Especiais, Aposentadoria por idade dotrabalhador Rural, Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência,Aposentadoria por idade Urbana, Aposentadoria por incapacidade permanente, Aposentadoriapor tempo de contribuição da pessoa com deficiência e Aposentadoria por tempode contribuição do professor.

Segundo o Ministro da previdência, Carlos Lupi (PDT), calculaque cerca de 800 mil pessoas poderão ter que fazer uma nova pericia paraconfirmar a necessidade de recebimento dos recursos até o final do ano.

O processo de revisão será realizado inicialmente por meiode cruzamento de dados. O INSS irá verificar as informações disponíveis paraconfirmar se o beneficiário tem direito ao pagamento. Nesse caso o beneficiáriodevera comparecer a uma agencia do INSS. Munido de documentos atualizados, comolaudos e exames médicos que serão fundamentais para a comprovação.

O não comparecimento à revisão ou não comprovação danecessidade do beneficio, o pagamento poderá ser suspenso ou cancelado.

 



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.