Nerd Até os Ossos

“Eu escolhi esperar” para ver no streaming
Por que a maioria dos norte americanos prefere o streaming aos cinemas?

Descubra os motivos por trás da crescente preferência do publico, por assistir filmes em plataformas de streaming em vez de nas telonas.
Não é segredo que o streaming está mudando o jogo do entretenimento, mas agora temos números concretos para confirmar isso. Recentemente uma pesquisa conduzida pela HarrisX, encomendada pelo Indie Wire, revelou que 34% dos norte americanos ainda optam por ir ao cinema, enquanto impressionantes 66% preferem a comodidade do streaming. Vamos dar uma olhada nos motivos por trás dessa mudança de hábitos.
A Era do Streaming: Entretenimento Sob Demanda
Com o mercado de SVOD (Subscription Video on Demand) mais forte do que nunca, com 83% dos lares americanos tendo acesso à internet, a mudança para o streaming não poderia ser mais clara. Mas quais são os fatores que levam a essa mudança?
O Preço da Diversão
Entre os motivos citados pelos adeptos do streaming, o custo dos ingressos (53%) e dos petiscos nas bombonières (42%) são os principais vilões das visitas aos cinemas. Além disso, a conveniência de assistir a filmes em casa (40%) e a falta de interesse nas opções em cartaz (24%) também pesam pela tomada de decisão.
Distrações e Conforto
Outros pontos que afastam as pessoas dos cinemas incluem distrações causadas por outros espectadores (19%), o incômodo do trajeto até o cinema (15%), e a limitação de horários disponíveis (11%). Para alguns, até mesmo a escolha de assentos (8%) e a higiene das salas (23%) são fatores determinantes.
O Charme das Telonas
Mas isso não significa o fim das salas de cinema, afinal muitos ainda apreciam a experiência cinematográfica pelo tamanho da tela (59%), o som imersivo (47%), e o conforto das poltronas (37%). E, é claro, há aqueles que ainda vão ao cinema pelas guloseimas (32%) e pela experiência coletiva de assistir a um filme com uma plateia (26%) e sentir a reação do publico.
O Futuro do Entretenimento
Com a popularidade do streaming em ascensão, o cenário do entretenimento está em constante evolução. A preferência por plataformas de streaming está mudando a maneira como consumimos conteúdo, e essa mudança está longe de acabar. Com tantas opções disponíveis e uma variedade de conteúdo para explorar, a era do streaming está apenas começando.
Frequência em Queda Livre
A preferência por plataformas de streaming vem mudando o cenário do entretenimento há algum tempo, mas a queda na popularidade do cinema se acentuou com velocidade notória nos últimos anos.
Em 2022, uma pesquisa da Fandango, plataforma de venda de ingressos nos EUA, mostrou que 93% das pessoas planejavam assistir aos filmes nos cinemas naquele ano, possivelmente motivadas por uma abertura mais otimista no pós-pandemia.
No Brasil, a ascensão do SVOD também vem sendo constatada. Em 2020, o Datafolha revelou que 90% dos paulistanos entrevistados já eram assinantes de plataformas como Netflix, Prime Video e Globoplay. No ano seguinte, a Magnite publicou um estudo comprovando que 85% dos brasileiros já preferiam o streaming à TV aberta, que para muitos morreu há anos.
Aliás, os filmes não são os únicos atrativos para consumo de conteúdo. Um dos impulsionadores desse crescimento é a fidelização por meio das séries, e um estudo da NBCUniversal comprovou que o mercado nacional está aquecido: 93% dos brasileiros já dizem acompanhar pelo menos uma série, enquanto muitos fazem maratonas com mais de um titulo ao mesmo tempo.
Com tantas opções de serviços de streaming disponíveis e assinaturas com preços salgados, muita gente parece estar determinada em fazer valer aquele dinheiro que já paga a grandes players do mercado, como Disney, Amazon e Paramount. Essa é uma mudança que certamente ainda não chegou ao fim, e os próximos episódios ou continuações dessa franquia vão seguir se desenrolando com bastante notoriedade.
COMENTÁRIOS